Oratória

                                                       ORATÓRIA

 A comunicação ou a oratória sempre foi muito importante para a humanidade pois sem ela não teríamos a civilização como temos hoje, um dos grandes diferenciais da raça humana foi a capacidade de se comunicar transmitir idéias de forma bem articulada.

 E cada vez mais hoje somos solicitados a falar em público, seja em uma festa em familia ou reunião , no trabalho ou qualquer outro evento.E todas as pessoas deveriam dominar esta técnica de falar em público,é claro que ninguem precisa ser um palestrante profissional para falar em público, e nem a audiencia espera isto.

 Quanto maior sua capacidade na profissão ou na atividade que você exerce,maior o desconto que sua audiencia dará a possíveis falhas na sua oratória. Por tanto se você tem coisas importantes para falar vá em frente diga sem se preocupar com a possibilidade de ser 100%  exato na sua capacidade de oratória ou perfeito.

 Quando você coloca isto em mente e deixa de fazer aquela cobrança exagerada de si mesmo na hora de falar você desestressa, ou seja a sua oratória até melhora quando você não se importa demais com seu discurso como orador.

 A maioria do problema está no medo, mas ele não deve ser eliminado ele deve ser administrado e transformad em aliado.Quem fala deve transformar a adrenalina que é liberada pelo medo em energia e vigor na hora da comunicação.

 Os atletas eles se superam quando existe pressão e não é diferente na atividade de falar em publico.Uma boa técnica é você não começar logo com o assunto, mas começar falando de si mesmo de sua familha de su time de futebol ,esta técnica reduz a tensão do orador e tambem permite que a platéia enxergue você como ser humano e passe a relevar as suas falhas.

 Alem disso se você começar a falar daquilo que você está acostumado a falar,evitará aquele branco na memória, este é o maior pavor do palestrante na ora de falar e para ter uma boa oratória ele tem de evitar que isso aconteça.

 Tudo fica mais fácil quando você começa falando de um assunto corriqueiro,e depois deste aquecimento vai ser tranquilo e depois vai ser mais fácil fazer uma transição para sua palestra.As suas características naturais também podem servir como uma moldura para seu discurso.

 Se você tem um perfil bem humorado e conta piadas para seus amigos  em roda de amigos pode usar essa característica de oratória, mas nem pense em tentar ser engraçado em sua apresentação palestra ou discurso se você não age assim naturalmente.

 Analisar bem o publico a ocasião objetivos, quem fala em publico está ali como quem vai vender um produto que é as suas idéias,isto deve ser feito de um modo a dar a maior satisfação a seus ouvintes.Você pode treinar tambem diante de um espelho,então analisar a sua postura as expressões o timbre de vóz,articulação de palavras, se você poder gravar ou filmar a si mesmo o que hoje da para fazer até com o celular,você poderá analizar os resultados fazer correções.

 Pedir críticas e sugestões para os amigos,pedir aos participantes ou ouvintes para dar palpites sobre sua apresentação isto o ajudará a melhorar sua oratória.Existem diversas dicas práticas que a pessoa pode conseguir com a ajuda de um profissional ou lendo um livro sobre o assunto.

 1- Uma é trabalhar a entonaçao da vóz, e aprender a fazer uso do silêncio para sublilhar essas palavras.
 2- Outra é você decidir se deve falar de improviso ou usar anotações ou slides ou ler um texto ocorrido.

 Cada forma tem vantagens e desvantagens, se você decidir ler um texto nunca faça isso segurando uma folha de papel na mão, pois ela irá denunciar fatalmente qualquer tremor e vai comprometer a segurança que a sua fala deve transmitir.É aconselhado o uso de pequenos cartões que não revelam que as mãos estão tremendo.

 O que mais atrapalha é o medo de se espor e pensar que as pessoas estão reparando aquele fio de cabelo fora do lugar, ou no gaguejar ou nas mãos tremulas.Quem fala para uma audiencia ou para um público tem uma percepção maior destes detalhes do que a própria audiencia que está prestando a atenção mais na mensagem.A mensagem essa sim é o recheio de uma apresentação, e esta deve ser interessante o suficiente para atrair e cativar a sua assistencia.as técnicas de oratória são essenciais nesta hora.

 Se a preocupação for com as falhas é melhor que seu publico fique sabendo que você tem essas falhas logo no inicio.Se você falar de seus defeitos as pesoas não terá chance de descobri-los, tudo pode acontecer durante uma palestra, o uso do microfone o manuseio do computador para as apresentações devem ser treinadas antecipadamente para você não ter problemas com o som e perder minutos preciosos tentando usar o equipamento aprendendo a usar ele.

 Os microfones podem se tornar instrumentos de desastres em uma oratória quando não usados de uma forma correta, as falhas técnicas acabam desviando a atenção do público, e o mesmo acontece com os vícios de linguagem como o uso excessivos de expressões como,ou seja, né, sendo assim é outro vício de linguagem,sons repetidos e intensos na hora em que está pensando.

 Você deve gravar e observar e tentr eliminar isso da sua fala. Movimentos estranhos com as mãos com os péso corpo tambem são inimigos de uma boa oratória porque eles desviam a atenção do público,quem fala em publico deve se imaginar na tela de uma tv apresentando um tele jornal ,isso implica mantr o publico aento a sua boca e suas expressões e os movimentos de suas mãos que devem ficar dentro desta tela de tv imaginaria.

 As mãos só devem enfatizar a fala quando mantidas acima da cintura caso contrario irá desviar a atenção de sua assistencia para longe do rosto e de sua boca que é o lugar que eles devem prestar a atenção porque ali é que estão acontecendo as expressões importantes.