Controlar Ansiedade

Olá prezados.  Dica:  "Não Peça Menos Problemas Peça Mais Conhecimento"
CONTROLAR ANSIEDADE

Vamos falar sobre controlar ansiedade,uma sensação que todos nós experimentamos na nossa vida em diversos momentos, a ansiedade faz parte da vida mas quando em excesso nos traz danos e muito sofrimento.

todos nós já nos sentimos ansiosos nervosos inquietos,com dificuldade de concentração com medo excessivo, e nós vamos dar o nome de ansiedade a este estado que o ser humano passa no decorrer de sua vida.

A ansiedade é uma das emoções mais perturbadoras do ser humano, porém a gente pode a aprender a lidar com ela.É como seu organismo estivesse pronto para se defender ou fugir, para enfrentar um perigo que na maior parte do tempo não existe ou não é real.

Para controlar ansiedade ela precisa ser administrada já que ela faz parte da vida e é impossível viver sem ela. O primeiro passo para a pessoa manejar direito ou controlar ansiedade é primeiro é si perceber olhar para si e ver como ela ou o corpo reage à ansiedade. Falamos de alguns sintomas físicos como quando se percebe o coração batendo forte acelerado,tensão muscular, você pode sentir um pouco de falta de ar, são alguns sintomas físicos da ansiedade. É muito importante a pessoa observar se está sentindo estes sintomas com certa frequencia.

Outro ponto importantíssimo é perceber a qualidade de seus pensamentos, você precisa perceber o que esta pensando. Se o seu pensamento esta de acordo com aquela situação, se ele é real e melhorar a qualidade de seus pensamentos, olhar aquela situação com uma dose a mais de otimismo, o que ajudará a controlar a ansiedade,"insista em pensar positivo".Acreditar na sua capacidade de mudança perceber que a gente pode sim melhorar a maneira de olhar todas as situações que enfrentamos.

Outra coisa muito importante é a respiração para controlar ansiedade. Falamos da respiração pois já falamos dos sintomas físicos do transtorno ansioso.A respiração fica ofegante e sai do seu ritmo normal quando a pessoa esta muito ansiosa,respirar profundamente, pausadamente parar um pouco relaxar, o que ajuda muito a melhorar a capacidade de raciocínio.

Muitas vezes se a ansiedade esta muito alta se a pessoa esta passando por uma situação muito difícil é complicado administrar tudo isso sozinha, por tanto procurar um psicólogo um terapeuta, pois uma boa terapia pode ajudar muito a administrar e controlar ansiedade.

 Medo  inquietação angustia, estes são alguns sintomas que podem acompanhar a pessoa ansiosa,é claro que em determinados momentos todos sofremos com esse problema e então precisamos controlar ansiedade, o problema é quando o problema esta  constantemente na nossa vida e atrapalha o dia a dia.

 Até que ponto a ansiedade é saudável? Ela é saudável até quando ela não é constante na nossa vida,no momento em que passamos a viver em um estado constante de alerta ai temos de controlar a ansiedade por que ai ela começa a se tornar patológica.E não podemos esquecer que a ansiedade acompanha o homem desde que o homem é homem desde a idade das cavernas.

 Só que no passado ela estava a serviço da sobrevivência a serviço da sobrevivência e hoje a serviço da existência,e as ameaças mudaram, no passado você tinha que lutar para fugir ou comer.Hoje não pois vivemos em um mundo em constante mudança em que você é pressionado a ser o melhor em tudo e isso faz com que você viva numa expectativa muito grande,sempre pensando no futuro e fazendo que você viva num estado de alerta constante, por esse motivo devemos aprender a controlar ansiedade,pois acaba se tornando prejudicial.

 E de uma forma geral a gente acaba percebendo que esse sentimento que era até saldavel para nos manter vivos está de uma forma geral exagerado,pois nós fomos obrigados neste mundo competitivo a ser melhores em tudo.Isto faz com que temos de desempenhar um número de tarefas cada vez maior, em um esmo espaço de tempo, mas as tarefas aumentaram isto faz com que temos de nos desdobrar nos empenhar mais,gerando uma ansiedade constante.

 E este transtorno ansioso constante pode desencadear outros sintomas,síndromes ou doenças,e isto é importante pois as pessoas continuam neste circulo vicioso de estresse, e não se dão conta de que estão se prejudicando.

 A ansiedade ela tem um limite e quando ela ultrapassa este limite ela pode se tornar patológica desencadeando distúrbios como síndrome do pânico fobias,transtorno de ansiedade generalizada,então é importante as pessoas procurarem um psicólogo,psiquiatra, para que possa orientar e fazer um diagnostico preciso a respeito de seu caso específico.

 Mas precisamos controlar a ansiedade pois ela é um estado de alerta e até certo ponto ela é benéfica, pois no momento em que precisamos enfrentar qualquer situação todo o nosso organismo se prepara para isso, o problema é quando ela ultrapassa os limites razoáveis ai se torna patológico.

 Ai as pessoas ficam imaginando coisas que podem vir a acontecer, e não vive o presente,fica pensando nas possíveis dificuldades ou medos.Isto é característico do ser humano, ficar pensando muito no futuro e não vive plenamente o presente e é no presente que as coisas acontecem e não no futuro, o dia de amanhã ainda virá e sua preocupação ou pensamento ansioso pode não vir a se concretizar.

 A auto estima também está ligada a este transtorno,pois neste mundo você precisa ser o melhor e se você não for sua auto estima cai, por isso é essencial controlar ansiedade de uma forma eficaz.A ansiedade varia de pessoa para pessoa, afeta mais umas que outras.O principal é você entrar em contato com si mesmo, ter equilíbrio,refletir sobre sua vida familiar, trabalho, lazer,espiritual esteja em equilíbrio.

 No momento que você não equilibra tudo isso, então começa a se formar uma ansiedade muito forte o que pode se tornar patológico.

 O tratamento da ansiedade: você deve ficar atento aos principais sintomas,sudorese,pressão no peito sentimento de angustia inquietação preocupação excessiva,náuseas vômitos, são sensações que atingem o físico mesmo.Também algumas reações que são mais psíquicas que são o comprometimento da memória, da atenção a percepção da realidade tudo isso são sintomas que devem ser observados, e quando isso fica em um nível muito alto a pessoa deve procurar um profissional para o ajudar a controlar ansiedade que o aflige

 O tratamento da ansiedade se for um distúrbio patológico, que varia de pessoa para outra deve procurar um profissional para dar um diagnóstico adequado de acordo com o grau dos sintomas dessa pessoa para qual o melhor tratamento e em alguns casos o uso de medicamentos.

 É importante a pessoa identificar este problema o quanto antes para que sua situação não se agrave ainda mais,pois no dia a dia nós deixamos de prestar atenção a nós mesmos, e passamos a viver a vida dos outros e não nos damos conta do que está passando com nós mesmos.

 Então volte a olhar para si observe-se preste atenção ao que você esta sentindo, em como você reage a determinadas situações para então aprender a controlar ansiedade exagerada.

           Qual O Tratamento Para Controlar Ansiedade 

 O Tratamento para ansiedade é baseado em dois ramos principais,um é o medicamentoso o outro é a psicoterapia,podem ser realizados separadamente ou melhor ainda quando realizados em conjunto, a medicação e a terapia.Muitas pessoas terão de tomar remédios para controlar os sintomas da ansiedade.

 O tratamento para controlar ansiedade é feito com antidepressivos, que muitas vezes é associados aos remédios chamados ansiolíticos que são os calmantes,em geral é um tratamento que dura um tempo relativamente longo,afinal a pessoa não começou o quadro de ansiedade de uma hora para outra, e a pessoa deve cumprir esse tratamento de acordo com a orientação médica,jamais parar o tratamento antes que o médico indique o momento certo de parar.

 Quanto a terapia existem vários tipos de terapia, existem as terapias psicanalisticas, que são conhecidas que a pessoa deita no divã e fala sobre seus problemas, e vai ser observada pelo psicólogo. E existe hoje também que tem tido muito resultado que são comprovados cientificamente, que é a terapia cognitivo comportamental que é mais objetiva e foca especificamente os momentos de ansiedade da pessoa e a forma como ela reage a esses momentos.

                             Controlar Ansiedade Com Ajuda De Alimentos

 A ansiedade é uma condição biológica do ser humano, mas de uma forma exagerada pode causar problemas como insônia falta de apetite ou até mesmo um exagero na forma de se alimentar.Alguns alimentos podem agravar a ansiedade da pessoa, como a cafeína contida no chocolate, café, chá preto, refrigerante a base de cola e também o açúcar.

 Um dos principais responsáveis pela ansiedade seria o açúcar, como tudo no nosso organismo é hormônio o açúcar produz insulina, o que pode deixar a pessoa no primeiro momento muito satisfeita e trânquila, mas depois a produção do cortisol que indica para o organismo produzir ainda mais açúcar, para manter os níveis normais de açúcar no sangue, faz com que a pessoa entre em um processo de ansiedade,pois o cortisol é um hormônio excitatório.

 Os alimentos que devem ser consumidos para controlar ansiedade são vários, o primeiro grupo deles são do leite e dos derivados que tem uma quantidade significativa de triptofano,o leite pose sim ter um efeito calmante e ajudar a controlar ansiedade,leite no café da manhã também será muito bom.

 Outros alimentos seriam arroz,batata, abacate, cereais integrais como noses e castanhas, são alimentos que devem ser ingeridos também para ajudar o sistema nervoso trabalhar de forma trânquila.Os peixes que são ricos em ômega 3 ajudam também o bom funcionamento do sistema nervoso central.

 Além de uma alimentação saldável, temos de ter um ritmo de vida também saudávél para controlar a ansiedade.Então a prática de exercícios físicos pode ajudar muito contra o transtorno ansioso,meditação exercícios relaxantes, uma boa noite de sono pode ajudar a pessoa a se livrar do processo de ansiedade ou em momentos de grande excitabilidade.Então é muito importante conjugar a prática de exercícios físicos com uma alimentação saldavel para conseguir controlar ansiedade.

                                    Transtorno do pânico e ansiedade

 O transtorno do pânico tem uma característica essencial, envolve ataques recorrentes de uma ansiedade grave também chamado de ataques de pânico que não ocorre em uma situação ou circunstâncias pré determinadas.É importante você observar que na fôbia você também tem uma reação muito grande que envolve uma reação psicológica e fisiológica de medo intenso, mas que ocorre frente a um determinado estimulo, por exemplo a pessoa apresenta um medo uma fobia por barata uma fobia ou pânico por avião.

 E a pessoa pode estar em casa ou não e de repente dispara uma ansiedade extremamente forte muito grave e que vai ser gerado um conjunto de sintômas do ponto de vista psicológico e físico.Essa ocorrência brutal do pânico ela esta envolvendo uma palpitação muitas vezes dores torácicas, asfixia a respiração fica muito curta,sentimentos de irrealidade sentimento de despersonalização, parece que não é você mesmo, a alteração na auto percepção e um sentimento de desrealização

 Com frequência existe o medo de morrer ou medo de ficar louco,na verdade a pesoa fica com medo de perder o controle de si mesma sobre as situações que ela está vivenciando e experimentando.O transtorno do pânico ele envolve construções,interpretações catastrófica acerca de acontecimentos da vida,e acerca de reações do próprio corpo.

 É como se a pessoa no seu transtorno do pânico construisse uma narrativa até de uma interpretação onde ela hiper dimenciona acontecimentos, por isso se deve controlar ansiedade para não se tornar mais grave.E essa visão essa construção hiper dimencionada ela gera um sentimento uma percepção
de ameaça frente a experiência humana.

 E isso produz toda uma reação bioquímica caracterizada por esses sintomas do transtorno do pânico.Uma educação punidora e geradora de medo de ameaças,pais que exageram muito as situações de vida que passionalizam as situações da vida, podem contribuir para o surgimento da ansiedade e do transtorno do pânico.

 Esta construção catastrófica acerca do mundo de si mesmo ela produz esta sintomatologia,É como se o organismo preparasse a pessoa para uma reação que ela fosse sofrer alguma coisa perigosa e a partir dai são ativado um conjunto de respostas fisiológicas preparando a pessoa para esse perigo iminente.Então se tem uma maior concentração de glicose para gerar mais energia para enfrentar os riscos, adrenalina para deixar a pessoa muito mais desperta mais ágil para enfrentar os riscos,uma hipertenção muscular que irá trazer dores musculares,então este estado de ativação acaba sendo excessivo e produzindo muita dor psicológica.

 O transtorno do pânico é um transtorno que traz muita dor psicológica.O que é preciso ficar claro é que existe tratamento para controlar ansiedade exagerada.Hoje os tratamentos com as psicoterapias de base cognitiva onde a pessoa ressigninifica muda a percepção muda o conjunto de crenças e interpretações que ela da aos acontecimentos, revendo a construção da sua narrativa, mas o tratamento médico através de antidepressivos receitados por um profissional competente vão gerar efetivamente uma melhora no estado psicológico da pessoa.

 Por tanto se você sofre de transtorno do pânico busque ajuda psicológica e ajuda médica,e com certeza você vai experimentar uma melhora considerável aprendendo controlar ansiedade exagerada que causa esse problema incapacitante.

                                         Ansiedade Normal E Patológica

 A ansiedade normal é aquela que surge quando estamos diante de uma situação real de um estímulo que pode desencadear como por exemplo, falar em público fazer uma prova uma entrevista de emprego ou mesmo em situações irreais como por exemplo um acidente de trânsito um assalto ficar preso em um elevador.

 Essas situações desencadeiam na gente uma reação chamada de ansiedade podendo levar até mesmo a síndrome do pânico.Porem é importante destacar que essas reações de ansiedade ela na verdade prepara o nosso organismo para uma defesa ou um ataque, então é comum estar com a sensação de estar mais acelerado justamente por que o organismo esta pronto para um ataque a uma descarga de adrenalina maior no nosso organismo neste caso.

 E em situações como essas a ansiedade pode salvar a nossa vida diante de um assalto de um acidente de trânsito o nosso corpo fica mais ágíl mais preparado para agir. É importante destacar que a ansiedade normal não precisa de tratamento, não a nada de errado é uma resposta natural do nosso organismo.

                                     Controlar Ansiedade Patológica

 A patológica é aquela doentia, é aquela em que a pessoa tem uma reação sem existir um estimulo para desencadear ela, então é muito importante controlar ansiedade patológica, mesmo se existir um estimulo ou reação esta reação é desproporcional aquele estimulo, e isso pasa a ser um problema na vida da pessoa.

 A pessoa na entrevista de emprego fica tão ansiosa que ela trava, ela não consegue falar,diante de uma palestra que ela precisa apresentar ela não consegue falar ela fica imóvel, ou em casos como por exemplo fazer uma prova ou dirigir o grau de ansiedade é tão grande que a pessoa não consegue desempenhar aquela função.Para esses casos é necessário tratamento.

                              Quais Os Sintomas Da Pessoa Com Ansiedade

 Destacamos uma questão que é assim, tanto a normal quanto a patológica elas apresentam sintomas semelhantes o que vai diferenciar é a intensidade destes sintomas,por exemplo falar ao público é normal ficarmos trêmulos ou com sudorese porém a quantidade disso pode indicar se é normal ou se é patológico precisando então controlar a ansiedade para chegar a níveis normais.

 Alguns destes sintomas por exemplo desconforto corporal sensação de aperto na garganta ou no peito a respiração fica mais apertada mais curta a sensação das pernas tremulas ou bambas é muito comum em sintomas ansiosos, tambem a sensação de vazio ou frio no estômago são sintomas muito comuns diante de uma crise.É muito importante controlar ansiedade rapidamente.Então lembrando que é a intensidade dos sintomas que saberemos se é normal ou patológico.

                             Como É O Tratamento Para Controlar Ansiedade

 Existe dois tipos de tratamento, o psicológico e o medicamentoso ou a união destes dois.Como que funciona o tratamento psicológico? Em muitos casos basta um tratamento psicológico e ai o profissional vai trabalhar as questões que desencadeiam esta ansiedade muitas vezes são conceitos auto regras que a pessoa tem que diante de um determinado estimulo ela tem uma reação totalmente desproporcional.

 Então uma vez que mudados este conceito da pessoa muda o modo da pessoa encarar aquele assunto, ela aprende a se comportar de uma maneira em que ela não precisa ter este comportamento.O profissional vai orientar o que a pessoa precisa fazer para controlar ansiedade.

 No caso do tratamento medicamentoso o médico vai indicar qual o remédio adequado para aquele tipo de comportamento que a pessoa esta apresentando.E pode ocorrer de o médico recomendar uma psicoterapia para complementar seu tratamento e ter melhores resultados. Então procure já um médico de confiança e deixe de sofrer pois existe sim tratamento.