Inteligência Emocional

 A inteligência emocional é a capacidade de compreendermos e gerenciar corretamente os nossos sentimentos,isto inclui desenvolvermos a habilidade com os sentimentos das outras pessoas ou seja identificando-os.

 Possuímos o potencial de gerenciarmos as nossas emoções e por consequência desempenhar melhor as emoções envolvidas em nossos relacionamentos pessoais.Citaremos 5 pontos que envolve a inteligência emocional.

 1- Auto conhecimento

 2- Autodomínio

 3- Auto motivação

 4- Empatia

 5- Aptidão ou habilidade social

 Auto conhecimento: É uma autonomia saudável do conhecimento de seu próprio interior é a sua consciência sendo responsável pela interpretação de si mesma, responsável por suas emoções seu sentimentos e pelos pensamentos que cultiva.

 O auto conhecimento nos leva a reconhecer os nossos pontos fortes e nossos pontos fracos. É o mesmo de fazermos uma avaliação continua e sincera do que estamos fazendo com a nossa vida, e isto tanto afeta o aspecto afetivo como o aspecto profissional. Falamos de uma mesma pessoa com aspéctos diferentes.

 E está ma pessoa o diferencial para a mudança que queremos ver na realidade. As emoções tem tudo a ver com o que criamos aqui fora, por exemplo pessoas emocionalmente mal resolvidas, tornam sua realidade mais difícil torna complicada a convivência com as outras pessoas.

 Se desejamos transformar a realidade para melhor precisamos melhorar para melhor as emoções das pessoas e as nossas emoções. Em outras palavras auto conhecimento é uma auto percepção quer dizer que é bom darmos atenção e importância com o que se passa em nosso interior. Ganhamos mais auto confiança quando aprimoramos o encontro mais rico dos nossos sentimentos e isto é auto conhecimento e significa evoluir emocionalmente,

 Autodomínio: Significa ter o autocontrole o domínio das próprias decisões sem que nelas predominem sentimentos desagradáveis, o autodomínio vai responder a estímulos exteriores por exemplo a provocações, é compreender que quando o seu time de futebol perde, não é você o perdedor, tem gente que se martiriza chora até deixa de ir trabalhar por motivo como esse.

 E tem pessoas que se tornam violentas por motivos banais e acabam fazendo bobagens isso tudo é falta de autodomínio o que caracteriza falta de inteligência emocional. E na verdade estão deixando mão de si mesma e deixando o controle fundamental de si nas mãos de outras pessoas.

 Algumas pessoas perdem o controle quando perde algo ou fica decepcionado que até quebram algumas coisas chutam algo respondem mal a ouras pessoas e isto pode até causar alguns problemas de saúde. Autodomínio é saber lidar com as próprias emoções de modo que elas facilitem em vez de atrapalharem a sua vida.

 Autodomínio é sinal de equilíbrio emocional nos dá serenidade para enfrentar as inevitáveis aflições emocionais que chegam a nós. Aflições emocionais é o mesmo que dizer desemprego, falência desentendimentos conjugais, perdas de entes queridos, vícios, atitudes insensata. A falta de autodomínio pode representar a dependência emocional de outras pessoas.

 Auto motivação: É a autonomia em motivar-se ou seja é possuir entusiasmo e perseverança própria para a realização de seus objetivos de forma direcionada e segura. É ter iniciativa frente ao que se propõe a realizar pessoas com auto motivação não esperam as soluções virem de outras pessoas,elas possuem iniciativa própria, pessoas auto motivadas descobre que qualquer mudança em sua realidade começam em si mesmas. isto demonstra que a pessoa tem inteligência emocional. A auto motivação não é um estimulo exterior mas interior, é a pessoa que sabe tirar de si mesma o que tem de melhor.

 Empatia: Empatia é fundamental e muito falado de sua importância, e poucos conseguem aplicar. Empatia é entender verdadeiramente o que as pessoas sentem empatia lembra solidariedade e solidariedade significa sentir com os outros, ter compaixão é compreender o que as pessoas realmente sentem os sentimentos alheios.

 É a base para nós desenvolvermos nossas aptidões e habilidades sociais principalmente nas pessoas que exercem liderança isto é fundamental. Quanto mais consciente você estiver acerca de suas próprias emoções mais facilidade terá para entender o que se passa com os sentimentos alheios, então é importante você frisar que empatia não é algo facultativo,você deve ter empatia com os demais que é um fator fundamental para o sucesso de sua inteligência emocional.

 Aptidão Ou Habilidade Social: É simplesmente o resultado do auto conhecimento do auto domínio da auto motivação e da empatia, que significa se dar bem e ser responsável por suas emoções nos relacionamentos interpessoais. É saber interagir com facilidade com as demais pessoas solucionando as divergências com inteligência.

 É a valorização da comunicação em ambos os sentidos para com todos, seja ela oral escrita ou gestual,é o seu próprio reconhecimento da importância da cooperação do seu trabalho junto a equipe que você faz parte.Então pode dizer que na atual sociedade ser emocionalmente inteligente é mais preferível do que possuir um qi alto.

 Se você pensa que pessoa inteligente é aquela que tem um raciocínio rápido,facilidade para fazer contas matemáticas, não é bem assim, hoje a inteligência emocional diz muito que é a pessoa e se ela vai ter ou não sucesso.

 Hoje o perfil da pessoa inteligente não é único ele é composto, nós falamos de inteligência hoje quando a gente nota que a pessoa consegue aproveitar bem as oportunidades os recursos externos e internos para se fazer feliz ela é mais inteligente.

 A gente percebe dentro das empresas que as pessoas tem muitas tarefas a serem cumpridas e muitos acham que quem cumpre com mais rapidez e agilidade terá maior destaque, será que é isto mesmo? Hoje ainda é assim mas para ter esta agilidade e para o trabalho fluir as pessoas precisam se contatar e ai começa uma questão importante da empresa, como são os relacionamentos interpessoais.

 Quanto mais as pessoas se relacionam bem na equipe e entre as áreas da empresa elas conseguem fluir mais rapidamente seus trabalhos,então a pessoa tem de ter inteligência interpessoal para fazer as coisas fluírem bem.

 Muitas vezes a pessoa tem facilidade para colocar em prática esta inteligência alguns tem mais facilidade ou menos, mas todos podem conseguir desenvolve-la plenamente.Sabemos que neste mundo competitivo um quer ser melhor que o outro e se sobressair e quando não consegue acaba sendo desleal com o outro,então como podemos aplicar a inteligência emocional em um lugar competitivo?

 Temos de compreender que todos precisam um do outro ou seja interdependência, então se as pessoas notarem que a interdependência é importante elas podem pensar que em vez de prejudicar alguém para levar vantagem na empresa, elas podem cooperar fazer boas trocas de comunicação para o benefício de todos.

                         Como Desenvolver A Inteligência Emocional

 Quando falamos de inteligência emocional falamos em relação a nós mesmos e nos outros,em relação a nós mesmos é quando se consegue identificar nossas emoções,administrar toda energia que vem desta emoção regular essa energia e expressa-la, ou seja com um comportamento que seja adequado aos objetivos.

 Nem sempre temos emoções que ajudam por exemplo quando se esta com raiva essa nos faz querer fazer mal a alguém e isto não é apropriado,então precisamos reelaborar nossos pensamentos e avaliar nossas atitudes e muda las para chegar onde se quer, ou seja quem não consegue administrar as próprias emoções não conseguirá ter a inteligência emocional.

 Em relação as outras pessoas também precisamos identificar as emoções delas e saber lidar com elas, e muito importante é a empatia,entender e se colocar mais no lugar da pessoa,porque para se conviver bem com as pessoas hoje é muito importante se colocar no lugar delas.Então quando se faz isso temos mais condições de ajuda la a administrar as próprias emoções.isto o ajudará na vida pessoal e profissional.

 Para desenvolver podemos ler livros a respeito do assunto existem ótimos livros sobre este assunto, pode fazer terapias se tiver fortes conflitos internos ou pode fazer coaching que é um trabalho profissional um treinamento individual que ajuda a pessoa a observar onde ela esta falhando na área emocional e adquirir técnicas para poder treinar e assim ter mais capacidades e competências.

 Hoje vivemos em um mundo muito individualista, então ter empatia é difícil encontrar dentro das empresas,é mais difícil e mais necessária pois nas empresas trabalham grupos de pessoas que tem de dar seu máximo seu melhor e como fazer se elas tiverem muitos conflitos até mesmo conflitos pessoais?

                                          Inteligência Emocional Na Familía

 Um dos benefícios é viver mais em paz, pois tem muitos conflitos dentro das familía, e muitos desgastam as relações que vemos falar muito do grande número de divórcios.Devemos regular a impulsividade nem sempre esta emoção vai ser benéfica numa situação, então quando a pessoa é mais inteligênte emocionalmente ela aprende a regular esta emoção para não gerar conflitos desnecessários.

                                                 Inteligência Emocional No Trabalho

 Hoje em dia muitos executivos são dispensados por causa de questões emocionais, existe uma pesquisa que mostra que o afastamento de muitos executivos ocorre por  problemas comportamentais de um modo gral e não por questões técnicas. Então a pessoa pode ter qi alto um conhecimento grande um curriculum maravilhoso mas não sabe se relacionar e se comportar de uma maneira adequada na empresa.

 A inteligência emocional ela compreende a intrapessoal, a pessoa precisa trabalhar consigo mesma se compreender cuidar de si mesma das suas emoções dos seus objetivos para ser bem sucedida.mas uma outra fase é ela ter o relacionamento interpessoal. A inteligência intrapessoal é a base para inteligência interpessoal, então uma é necessária para a outra as duas são necessárias.

 Em uma equipe de trabalho se tem um profissional que esta sempre aumentando os problemas , não consegue resolver plenamente o seu trabalho no seu grupo e as vezes até atrapalha os outros, como o inteligente emocional lida com esta situação que está afetando ele? A empatia é muitíssimo importante, por exemplo se alguém te ataca de alguma forma, em vez de entender que aquela pessoa está te atacando você pode entender que esta pessoa esta se defendendo, ela está com problemas não você, a emoção dela não precisa te atingir. Se você olhar de outra maneira com empatia e compreender você já diminui a sua emoção diante da situação,  mas é difícil quando a pessoa faz algo contra você e você tem de se colocar no lugar dela, e lembremos também que as pessoas as vezes não fazem as coisas por maldade, assim a inteligência emocional irá nos ajudar a lidar melhor aquela situação e não se sentir magoada por qualquer situação.