quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TÉCNICAS PARA MEMORIZAÇÃO





Memorização e concentração

Você já percebeu como as pessoas tem reclamado da falta de memorização e concentração nos dias de hoje? Você gostaria de saber o que fazer para melhorar e evitar esta situação?Então fique sabendo que os exercícios físicos principalmente os aeróbicos como caminhada corrida e natação promovem alem de um corpo firme e forte e saudável.

Os exercícios alem de estimular a memória e a concentração,aumenta a circulação de sangue e oxigênio no cérebro, foi confirmado através de uma ressonância magnética que os exercícios modifica as estruturas cerebrais e ainda aumenta o volume do cérebro.

Em um estudo feito numa universidade foram avaliados varias pessoas 20 sedentários 8 lutadores de artes marciais e 8 corredores de longa distância.
As alterações significativas na massa cinzenta cerebral só ocorreram nos que praticavam exercícios.

E o que mais impressionou os estudiosos foi que as mudanças ocorridas nos judocas e corredores podem ser um indicativo que podemos usar exercícios diferentes para problemas diferentes como Alzheimer e Parkinson.

Todo o nosso sistema nervoso e não somente a memorização é beneficiada pela atividade física, principalmente quando realizado de uma maneira que nós sentimos prazer.Algumas pesquisas dizem que os exercícios físicos de forma regular reduz o risco de pequenos derrames que podem ser imperceptíveis mas que afeta a cognição, dificultando a memorização e concentração.

Segundo os especialistas para melhorar ou preservar a capacidade intelectual tem como orientação exercícios 2 ou 3 vezes por semana para fortalecer o organismo e principalmente o cardío respiratório.

E quanto mais cedo começar esta rotina melhor pois seu efeito é cumulativo, mas tome cuidado procure antes um médico ou um profissional de educação física para ter orientações exatas segundo a sua capacidade e circunstância para não ter um efeito contrário em sua saúde!


MEMORIZAR SENHAS


Temos dois tipos de memória, a recente e a tardia a recente fica na parte do cérebro com o nome de hipocampo, a tardia é armazenada em outras regiões, o segredo para guardar senhas é transferi-las de uma área para outra de um só jeito, a repetição sim a repetição faz que a informação mude de área que passa a valer como informação mais valiosa ou necessária, mais utilizada diariamente e assim a pessoa não vai esquece la tão facilmente.

Só que não é fácil criar senhas especialmente as difíceis de esquecer, uma alternativa é criar frases sem sentido que seja marcante e formar a senha com as letras e os números dessa frase por exemplo:

Rei Artur comeu 3 pratos de farofa quente no jantar, a senha seria rac3pfqj, é só você mesmo para se lembrar de uma coisa assim não é verdade? Ninguém mais poderia saber algo assim.

Aqui vai outras dicas para você evitar que suas senhas sejam descobertas prestem bastante atenção pois são simples mas fazem muita diferença e poderá te poupar dores de cabeça:
1- Quanto mais caracteres ela tiver mais segura será.
2- Use letras números símbolos com asteriscos exclamações e barras.
3- Trocar sua senha com regularidade, pode ser de 6 em 6 meses talvez.
4- Nunca use números de aniversário seu ou de sua família, ou números lógicos como 12345.
5- Utilize uma senha para cada conta que tiver, como a do banco outro banco ou e-mail.

É lógico que também você nuca deve colocar sua senha em um pequeno pedaço de papel perto de seu cartão de banco ou seu login e senha juntos.Senão terá muito prejuízo e dificuldade em recuperar seu dinheiro ou senha junto ao banco ou administradora de algum site pois os sistemas são fracos e ineficazes, reunidos com sua falta de cuidados, ai será complexo , é melhor se previnir concorda?

Como Estimular a memória

Para preservar a capacidade de armazenamento de nossas informações e evitar o famoso branco temos de adotar hábitos que favorecem a memória e também a concentração como exemplo


Dar um tempinho no nosso dia a dia para atividades que nos dão prazer como por ezemplo ouvir uma musica, assistir televisão passear com o cachorro . São atividades que nos trazem lembranças boas.O que facilita a memorização.
Outro item é dormir bem porque é durante o sono profundo que a memória é armazenada

Devemos lembrar do exercício físico porque mantêm a circulação sanguinea normal, regenera os neurônios, e melhora a disposição e concentração.


Muito importante também é a leitura que é o hábito de ler que mantém o cérebro ativado.


A alimentação, o importante não é você deixar de comer, mas fazer várias refeições ao dia com porções mais moderadas.


Alimentos que melhoram a memória :


1- Ovos que tem uma substância chamada colina que é ótima na formação dos neurônios.


2- Peixes que são ricos em ômega 3 que previne o mal de alzheimer que é uma doença degenerativa do cérebro.


3- O azeite, o qual o melhor é o extra virgem que é bom para proteger as células do cérebro.


4- Brócolis que melhora a capacidade de aprendizado.


5- Frutas vermelhas como amoras morango uva, açaí que retarda o envelhecimento do cérebro e ajuda a prevenir o câncer, muitas pessoas já ouviram falar assim que o vinho previne o câncer, mas não é o vinho em si é a uva.


6- A linhaça também previne o envelhecimento do cérebro e diminui os sintomas de depressão.


7- Castanhas como castanha-do-pará castanha de caju e nozes ajudam a evitar o envelhecimento dos neurônios.


8- Selênio zinco e a soja que tem o poder de recuperar os danos causados pela perda de memória causadas pelo envelhecimento.


O que prejudica a memorização


O álcool que dificulta a concentração porque se perde o equilíbrio.


O cigarro ele reduz a resistência mental porque ele sede ao vício e degenera alguns neurônios para ceder ao vício do cigarro.


Ainda tem o açúcar, o nosso organismo necessita de açucar porque o açúcar é que gera energia para o nosso organismo, só que em excesso a glicose dificulta a irrigação sanguínea ao cérebro.


O estresse ele dificulta aquela memorização recente dando lapsos de lembranças.então uma pessoa nervosa estressada ela age sem pensar e depois vê as conseguências que traz.


A gordura aquela insaturada da carne gorda e manteigas ela impede alguns neurônios de trabalhar.


Como Almentar O Potencial da Memória.


É algo que todo mundo deseja - Relaxar. O relaxamento que é descansar a sua mente, pois o estressse nos prejudica muito e é o que gera o famoso branco de memorização.Você deve aprender coisas novas como artes, pintar, aprender a tocar um instrumento novo um idioma diferente,fazer caminhos diferentes, volte para casa por um lugar diferente.


Se você trabalha na área de informática procure fazer algo diferente como a pintura.


Se trabalha com artesanato aprenda uma aula de cálculo ou xadrez, ou seja sair da sua rotina, o jogo de xadrez é o melhor para exercitar o raciocínio ou resolver palavras cruzadas,anagrama e até vídeo game.Evite a calculadora para fazer cálculos tente forçar um pouco sua mente.


Dicas De Memorização E Concentração


Você sabia que não existe memória ruim? Existe é memória mal treinada, é lógico que para afirmar isso devemos excluir a pessoa com alguma doença, como po exemplo Mal de alzheimer ai não é correto afirmar que sua memória não é treinada.


Agora uma pessoa que é saudável que não tem nenhuma doença e que não lembra das coisas é por que está mal treinada. A memorização e concentração tem de ser exercitada, é como um braço, se você trabalha dom esse braço todo dia ele fica forte e habilidoso e se não o usa ele fica flácido deficiente.


Por isso nos cursos de memorização se procura treinar essa habilidade para facilitar guardar as coisas e não precisar ficar anotando tudo, é muito melhor guardar na nosa mente para que possamos mantê-la ativa.


Se você vai prestar um concurso como pode fazer para melhorar o desempenho? Primeiro é entender como funciona a memória.Ela possui 4 pilares de sustentação e sem esses pilares ela desmorona.


1- Concentração,que é quando você consegue ficar atento aquilo que você quer na ora em que precisar,por exemplo quando esta estudando e um barulho tira sua atenção ou uma prova que você tem que fazer ou de contas a pagar, você não conseguirá ter concentração e memorização no seu objetivo do momento que é estudar,precisamos nos envolver no que estamos fazendo no momento,sem concentração a memória não funciona.


2- Observação, é muito importante observar todos os detalhes você pode simplesmente tentar aprender uma coisa e aprender de uma forma mais complexa observando os detalhes. e na ora da prova aqueles detalhes que parecem insignificantes pode fazer grande diferença, você tem de procurar detalhes procurar a profundidade naquele assunto.


3- Imaginação, é produzir a memória que depende de imagens


quando você não imagina você não consegue produzir,por exemplo : Não pense em macaco, com certeza você pensou em um macaco.Agora diga, você pensou na palavra macaco ou você pensou no macaco? Provavelmente você pensou na imagem pois nosso cérero trabalha com imagens.Então quando tem de aprender algo você tem de imaginar aquilo que esta fazendo.Quando um professor pergunta assim, entendeu, você diz entendi, o que significa esse entender, é você ter imaginado a situação ou a matéria,então sem imaginação sem memorização e concentração.


4- Organização que é a forma em que você vai planejar aquilo que você vai estudar,por que tem pessoas que estudam muito mas não tem bons resultados? E alguns estudam menos mas tem melhores reultados, é porque um tem um metódo de estudo melhor mais organizado.Os cursos preparatórios e livros de alto ajuda ensinam a pessoa a se organizar a memória.Organizando seus resultados será muito melhor, lembre-se disso.


Brancos Na Memorização E Concentração

aquela situação que antes de uma prova a pessoa sabe de tudo pois estudou muito, mas na ora da prova da aquele branco e não se lembra de muitas coisas importantes.O que nos faz esquecer é a gente mesmo, são os nossos pensamentos que quando estamos fazendo uma prova começamos a pensar em algo e depois não consegue ter atenção novamente na prova.As interrupções quando estamos conversando com alguém e outro nos chama e então dizemos,olha daqui a pouco a gente fala, e quando voltamos para a primeira pessoa falamos, o que eu estava dizendo mesmo em? Então a gente esquece e isto é um tipo de bloqueio.Outros por exemplo a pessoa é interrompida no meio da prova por um fiscal dando um aviso ou um espirro e depois não se lembra pois sua memorização e concentração foi interrompida.Temos de desenvolver técnicas para memorização eficazes.

ÉTalvez não seja muito fácil no inicio,precisamos entender sobre o bloqueio emocional que é aquele que antes de uma prova ela tem muita ansiedade, ela sonha com a prova vai dormir pensando na prova e essa ansiedade vai crescendo tanto que quando chega na ora de fazer ela fica com sudorese taquicardia diarréia emocional outros ficam rindo de nervoso, dai vai ser difícil ter bons resultados.


E este bloqueio somos nós que criamos então só nós é que podemos tirar este bloqueio não tem outra possibilidade, então o que fazer, uma dica simples - o nosso pensamento faz com que tenhamos várias reações,se eu disser para você agora , não olhe para traz mas tem uma cobra quase pegando seu pescoço, se você acreditar ficará em pânico, então o seu pensamento gerou esta reação, é o que acontece na prova de um concurso, você fica alimentando estes pensamentos e quando chega a ora de usar seus conhecimentos ela trava, por isso deve aprender técnicas para memorização e concentração rapidamente.


O melhor que você pode fazer é pensar que já deu certo não que vai dar ,pensar positivo como eu já fui lá me sai muito bem, eu estudei eu me preparei então é natural que consiga. Então procure mudar sua forma de pensar insista em pensar positivo.


Alimentação E Exercícios Para Memorização E Concentração


Sim, a alimentação e exercícios ajudam a melhorar a memória por que ela faz parte de nossas funções cerebrais, se esta bem de saúde se você se alimenta bem se dorme bem se é praticante de atividade física certamente você vai melhorar suas técnicas para memorização e concentração,não a memória mas a concentração pois sem concentração você não tem memória.


Assim temos de repensar nossa vida pois geralmente alimentamos mal dormimos mal, pouca atividade física.Quando se está cansado ou não dormiu bem não seremos muito produtivos.Temos de estar atentos a qualidade e não somente quantidade tanto nos estudos quanto em sua vida em dormir comer exercitar


Técnicas De Memorização Para Provas


Existem muitas técnicas para ter resultados.Mas entenda : Não existe milagre para aprender,talvez você conheça alguém que passou em uma difícil prova ou para um concurso bem concorrido e diz assim, vou perguntar para ele o que ele fez para conseguir, ele não vai te dar uma fórmula mágica. O que existem são várias técnicas que funcionam para uns e não funcionam para outros, então você deve procurar técnicas para memorização e concentração que podem funcionar para você.